Organização e planejamento são a chave para qualquer receita e isso não é diferente quando envolve os Bolos Artesanais! 

Por isso antes de começar, escolha qual o bolo deseja fazer, pense em quais ingredientes irá utilizar, qual o recheio, quantos quilos quer confeccionar e confira se todos os ingredientes estão à mão.

Recomendo separar todos os ingredientes antes de começar, com o peso correto de tudo que irá utilizar. Os ingredientes devem estar todos em temperatura ambiente para não alterar a textura do bolo.

É importante lembrar que para criar seu bolo perfeito todos os ingredientes devem ser pesados, considerando a tara da balança em cada pesagem.

Por isso considere investir em uma balança de preferência digital, como acessório principal de sua cozinha.

Escolha seu Bolo

Existem duas técnicas básicas para a execução de bolos, que vão influenciar diretamente no resultado final da receita e, por isso, é a primeira decisão a ser tomada.

Você pode escolher entre uma receita cremosa ou espumosa, o famoso pão de ló. A diferença está na presença de gordura e no modo de preparo: “enquanto a espumosa leva ovos, açúcar, farinha de trigo e fermento opcional, a massa cremosa necessita de uma gordura, normalmente manteiga, nessa mistura.

Na massa cremosa o uso de fermento é aconselhável para que o bolo não fique pesado demais, deixando o bolo com formato uniforme.

Utilização de Ovos

Se você está fazendo uma receita com massa pão de ló, sem adição de gordura, e quer deixar seu bolo mais leve e fofo, pode bater as claras em neve  e o açúcar com as gemas (separados).

As claras em neve devem ser sempre adicionadas por último à massa, com muito cuidado, com um fuê, misturando sempre de cima para baixo para que se incorpore à massa sem perder o voluma.

“Quando há gordura na preparação do bolo, deve-se utilizar o ovo inteiro, adicionando o açúcar ja batido com a manteiga e, aos poucos acrescentá-los um a um à mistura, pois o ovo é um ingrediente essencial, já que ele funciona como um ingrediente agregador e mantém a massa unida.

Aprenda a Fórmula

Ao contrário do que muitos pensam a Confeitaria é uma Ciência exata e por isso, obedecendo às proporções corretas, você consegue fazer o bolo de sua preferência e ainda criar receitas exclusivas que darão certo. O preparo se dá torno da farinha, que dá estrutura ao bolo.

É possível encontrar no mercado farinhas com adição de fermento, porém recomendo utilizar farinha sem fermento. Parte da farinha de trigo pode ser substituía ainda por outras farinhas (10%) – farinha de arroz, aveia. Caso opte por chocolate na massa prefira a versão sem açúcar, ou cacau em pó.

Mônica Machado apresenta abaixo algumas funções dos ingredientes nas receitas de Bolos Artesanais:

  • Açúcar: Tem a função de definir o sabor no forno e juntamente com a manteiga, ajuda o bolo a crescer.
  • Ovo: Dá volume e estrutura ao bolo.
  • Líquidos: Dá maciez ao bolo. Quente, tem a função de ativar o fermento.
  • Fermento: Responsável por fazer o bolo crescer.
  • Gordura: Além do sabor serve como um conservante natural e aumenta a vida útil do bolo.

Dicas da Mônica Machados Bolos Artesanais:

1. Peneire os ingredientes secos – farinhas, açúcares, chocolate em pó, amido.

2. Quebre os ovos um a um, separadamente antes de incorporar à receita, pois podem estar podres e estragar o bolo.

3. Não unte as bordas da assadeira e coloque papel manteiga no formato de toda a extensão do fundo da forma. (exceção as formas com furo no meio).

4. Dê preferência à manteiga, pois a margarina possui alto teor de água e altera a consistência do bolo.

5. Preaqueça o forno com 15 minutos antes de colocar o bolo no forno.

6. Coloque o bolo na grelha do meio, bem centralizado, pois assim ele assará por igual. Temperatura média 180° C.

7. Mantenha o forno sempre regulado, pois a oscilação de calor dentro do forno prejudica o cozimento do bolo.

8. Coloque sempre o fermento por último na preparação da massa do bolo e mexa delicadamente e mexa delicadamente de baixo para cima até que ele agregue bem a massa.

Fonte: http://www.foodnewsoficial.com.br/espaco-do-chef/bolos-artesanais/