Está sonhando com o aroma dos produtos de uma confeitaria montada por você? Aproveite as orientações da especialista Mônica Wright Machado.

Quando temos um sonho, é muito bom contar com a ajuda de pessoas que entendem bem do assunto, não?

A confeiteira Mônica Wright Machado colocou seu sonho em prática depois de muitos estudos e pesquisas. Começou sua trajetória com a avó materna, “uma cozinheira de mão cheia, com quem aprendi os segredos da boa mesa, ainda quando criança”. Ao decidir se profissionalizar nessa área, cursou Gastronomia no Senac e se especializou em Confeitaria na ENSP – Ecole Nationale Superieure de Patisserie by Alain Ducasse, em Yssingeaux, na França. Recentemente, aperfeiçoou seus conhecimentos na Wilton School of Cake Decoration, em Chicago, Estados Unidos, e continua aprendendo mais em vários outros cursos em São Paulo. “Acredito que é preciso sempre inovar, por isso estou continuamente me atualizando para oferecer novidades e criações deliciosas para os meus clientes”, afirma.

Com sua experiência, Mônica traz um artigo para os leitores da Revista Digital Sucesso na Cozinha, que poderá ajudar muitos que já estão perfumando seus sonhos com doces aromas. Boa leitura! (SL)

Como começar a empreender na confeitaria: dicas de planejamento.

Mônica ConfeiteiraMônica Wright Machado

Para começar a empreender no ramo da confeitaria, é muito importante que o empreendedor tenha em mente algumas considerações.

1. Fazer um Plano de Negócios:

Plano detalhado de como pretende elaborar seu negócio, contendo os objetivos a curto, médio e longo prazo,  metas a serem cumpridas para que não tenha grandes problemas ao longo de sua jornada.

2.  Definição do Tipo de Negócio ou produto que irá empreender – Bolos, Doces, Docinhos? Pesquisando detalhes no mercado, conversando com concorrentes, procurando obter o máximo de informação para poder saber exatamente que tipo de negócio irá abrir.

3.  Ter domínio e expertise do Negócio. Dominar o ramo de atividade, saber o que faz e fazer bem feito. Ter experiência no ramo, não abrir apenas por achar que é legal ou achar bacana !

É interessante também que o empreendedor possua algumas características (competências) para poder gerir melhor o seu negócio e não cair em frustração. Pois gerir um negócio demanda resiliência, esforço e muita força de vontade. Conheça algumas.

1. Iniciativa – Busca constante da oportunidade de negócios, está atento ao mercado de atuação. Coloca suas ideias em prática, planeja o que vai fazer e faz!

Bolos personalizados, sob encomenda.
Bolos personalizados, sob encomenda.

2. Visão Estratégica – Percebe as demandas de mercado, conhece e pesquisa o perfil do cliente, busca o posicionamento da empresa e conhece as vantagens e os riscos que pode correr.

3. Capacitação – Investe na capacitação e no aprendizado constante para poder ampliar seu negócio e crescer. Gosta de estudar, aprender e ensinar os colaboradores.

4. Liderança – É bom ouvinte, gosta de pessoas, estimula a equipe, mantém a equipe comprometida, conhece as aptidões dos funcionários e melhora a produtividade da equipe.

 

Abertura da confeitaria

O primeiro passo para abrir uma confeitaria é ter disposição, pois o sucesso vai depender da dedicação do dono, conhecimento de confeitaria,  muita paciência e perseverança..

A atividade é a fabricação de pães e roscas, bolos, tortas e o empreendedor poderá abrir seu pequeno negócio em casa ou alugar um imóvel.

Poderá optar por trabalhar sozinho no início e, futuramente, contratar estagiários ou colaboradores. E interessante que pesquise locais de recrutamento dessas pessoas para que na hora que precisar tenha à mão todas as informações de forma rápida e precisa.

Decoração com detalhes
Decoração com detalhes

É recomendável que o empreendedor antes de abrir qualquer tipo de negócio consulte o Sebrae e peça orientação. Há vários tipos de serviços pagos e gratuitos para o pequeno e médio empreendedor, e consultores preparados que ajudam a dirimir dúvidas e facilitar o caminho das pedras.

Além do Sebrae, o empreendedor deve fazer uma extensa pesquisa da sua situação junto ao INSS pois só assim saberá qual o tipo de empresa se adequa melhor ao seu perfil. Também vale a pena procurar um contador de sua confiança e verificar suas dúvidas com relação à abertura da empresa.

Essa é a primeira etapa de várias para começar a empreender.  Assim, vamos nos preparando para a realização de nosso sonho!!!

______________

Mônica Wright Machado é formada em Letras (PUC São Paulo) e em Gastronomia (SENAC São Paulo). Como microempresária, fundou a Mônica Wright Machado Bolos Artesanais, especializada em execução de bolos artesanais decorados e pasta americana.

Fonte:http://sucessonacozinha.com.br/saiba-como-ter-a-sua-confeitaria/