Sueli Lafratta 

Jornalista

O significado de vintage está associado a algo clássico e de qualidade e é aplicado a roupas, calçados, móveis e peças decorativas de décadas bem antigas, entre 1920 e 1960. Do mundo da moda, o termo passou a ser atribuído também a outros segmentos, como festas de casamento e aniversário.

Essa foi a ideia inspiradora da exposição #VaiComeçarABrincadeira, que reuniu fornecedores de produtos e serviços para festas infantis das áreas de decoração de mesa, buffet, monitoria e cenografia, entre outros.

Realizado em São Paulo, em 9 de outubro, o evento teve como tema o Circo Vintage, bastante procurado pelos clientes de festas infantis. Convidada pela organização, a confeiteira Mônica W. Machado, da Mônica Wright Machado Bolos Artesanais e articulista da Revista Digital Sucesso na Cozinha, elaborou o bolo cenográfico de quatro andares, que foi o destaque da mesa decorada.

“Bolo cenográfico é um bolo de isopor que pode ser decorado em diferentes temas e com outros bolos sobrepostos”, informa a confeiteira. Especialista em decoração de bolos pela Wilton School of Cake Decoration (Chicago, EUA), Mônica empregou a técnica americana de “pintar” o bolo com glacê real, usando a pasta americana apenas para os detalhes, como as bandeirinhas e estrelas.

Ela explica que o trabalho com glacê real e bicos é o mais utilizado nos EUA para bolos cenográficos porque tem secagem rápida e maior durabilidade. “O resultado ficou muito bom, com brilho igual ao da pasta americana, porém de fácil aplicação.”

 

Desafio impactante 

Além do bolo, a mesa, orientada pelo tema Circo Vintage, foi decorada com enfeites, doces e drinques elaborados por vários profissionais do setor. Além destes, o evento também contou com som de DJ e brincadeiras que agradaram em cheio aos visitantes, especialmente as crianças. A composição incluiu doces gourmets expostos em papelaria sofisticada.

Para Mônica, a produção do bolo cenográfico foi um desafio cujo resultado impactou o público, gerando divulgação. “A exposição recebeu a visita de profissionais da área de eventos que gostaram muito do trabalho apresentado, o que amplia as oportunidades de retorno”, ela conclui.

 

Fonte: http://sucessonacozinha.com.br/bolo-cenografico-com-tecnica-americana-e-destaque-em-exposicao/